Pular para o conteúdo principal




Caminho de Luz

       Orgulho
O espiritismo e o orgulho

           Para o espiritismo, o orgulho é o pai de todos os males, é ele que desencadeia todos os outros defeitos. Não é difícil constatar essa verdade. É por orgulho que discutimos, é por orgulho que brigamos, é por orgulho ferido que nos magoamos, é o orgulho que dificulta o perdão.
É interessante notar que o orgulho é um exagero do amor-próprio, e o amor-próprio é necessário; você deve amar a si mesmo. Mas o orgulho exagera esse sentimento, que deixa de ser amor para se transformar numa coisa doentia.
O problema é saber os limites desses sentimentos. Eu tenho orgulho dos meus filhos. Mas não posso achar que eles são melhores que os outros. Eu sou patriótico, mas não posso transformar isso em nacionalismo. Fico muito satisfeito comigo mesmo quando consigo realizar o que me proponho. Mas tenho que tomar cuidado para não me achar mais do que sou na verdade.

http://www.espiritoimortal.com.br/o-espiritismo-e-o-orgulho/

        COMENTÁRIO DE DEFONCHA

 Saber até que limite pode ter orgulho. Você faz seu trabalho com eficiêncla e organizada, e seu chefe te elogia, você fica orgulhoso, mas sabe que tem outros melhores que você . Mas, se for ao contrario, você achar que o seu chefe te elogio, se achar melhor que os outros, não os reconhecendo, ai está o seu erro, esse é o orgulho doentio
Tem que dosar seu orgulho. Eu tenho orgulho de mim, mas sei que tem outras pessoas, não transformo em uma posse, nem apego.


Comentários