Pular para o conteúdo principal




A ORIGEM DO PAPEL
A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de 6 mil anos atrás, as palavras eram inscritas em tabuletas de pedras ou argila. A forma mais primitiva de escrita era a cuneiforme. Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro.
Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes.  Finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta! A técnica, no entanto, foi guardada a sete chaves, pois o comércio de papel era bastante lucrativo. Somente 500 anos depois de o papel ter sido inventado, os japoneses conheceram o papel graças aos monges budistas coreanos que lá estiveram.  
 Em 751 d.C, os chineses tentaram conquistar uma cidade sob o domínio árabe e foram derrotados. Nessa ocasião, alguns artesãos foram capturados e a tecnologia da fabricação de papel deixou de ser um monopólio chinês. Mais tarde, os mouros invadiram a Europa, mais precisamente a Espanha e lá deixaram uma forte influência cultural e tecnológica. Foi assim, que os espanhóis conheceram também a técnica de dobrar papeis que ficou conhecida como papiroflexia.  O processo básico de fabricação de papel criado por T’sai Lun foi sendo sofisticado e que possibilitou uma imensa diversidade de papeis quanto à texturas, cores, maleabilidade, resistência, etc.

Fonte:http://wikis.lib.ncsu.edu/index.php/Chinese_Invention_of_Paper_and_Papermaking_-_Sam_Lipes_and_Travis_Bernard

A fibra vegetal que nos referimos antes é à celulose, um dos principais constituintes da plantas e um polímero formado de pequenas moléculas de carboidratos, a glicose. A celulose pode também ser usada para a fabricação de tecidos quando extraída do algodão, cânhamo, chita ou do linho. Potencialmente, qualquer planta produtora de celulose é fonte de matéria-prima para a produção de papel.
Você sabia que para produzir 1 tonelada de papel são necessários, em média, 24 árvores? A quantidade e a qualidade do papel vão determinar o tipo de madeira e de planta que será utilizada. Atualmente, a produção de papel industrial usa duas espécies de árvores cultivadas em larga escala: o pinheiro (Pinus sp.) e o eucalipto (Eucalyptus sp), ambas originárias,  respectivamente da Europa e da Austrália. O papel feito a partir de madeiras de reflorestamento ajuda a amenizar as práticas de desmatamento e ajuda a preservar as florestas naturais. Outra prática que atenua as problemáticas ambientais devido ao consumo de papel é a sua reciclagem, processo que ainda não ocorre de forma plena, inclusive no Brasil. Veja essa matéria no site do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor).
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...
Policial de trânsito de cartolina é furtado na Escócia Função de Bob era coibir excesso de velocidade, mas ele acabou removido de rua.     Um policial de cartolina que havia sido colocado na rua para coibir infrações de trânsito foi furtado na Escócia, segundo a polícia local.   A cartolina, que foi batizada de Bob, tinha a foto de um policial em tamanho real empunhando um radar.   O objetivo era que os motoristas, ao verem Bob, com medo de levar multa, reduzissem a velocidade, diminuindo assim o risco de acidentes.   Mas na quinta-feira (29), no começo da tarde, alguém removeu Bob de seu posto de fiscalização.   A polícia de North East Fife apelou aos moradores que passassem informações que ajudem a localizar o "membro inestimável" da equipe.   https://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2019/09/02/policial-de-transito-de-cartolina-e-furtado-na-escocia.ghtml    
  SERVIÇOS DE CONFIANÇA Eu estou fazendo propagandas desses serviços de confiança, pois já experimentei esses serviços, que entregam dentro do prazo, horários pontuais. Experimentem!!! Todos são do estado do Rio de Janeiro. Se quiserem adicionar aqui seus serviços de confiança, me contatem! E muito mais!!! Ligue para esse número!!! Você está prestes a fazer parte da maior e melhor proteção automotiva, Auto Fênix 🇧🇷 🦅 Atuamos em todo território nacional. Para seu maior conforto, já temos mais 500 consultores especializados em levar até você um serviço confiável, seguro com ótimo custo - Beneficio Com a Auto Fênix 🇧🇷 Seu veículo fica PROTEGIDO!!! 🔒🚘🏍🔒 ✳ COBERTURA ✳ 🚗🏍 ROUBO 🚕🏍 FURTO 🚖🏍 PERDA TOTAL 🚘🏍 COLISÃO 🔒 PROTEÇÃO PARA O TERCEIRO* 🚘 Carro Reserva 🔥 INCÊNDIO 🆘 ASSISTÊNCIA 24HS 🆘 ✅ REBOQUES ✅ CHAVEIRO PARA ABERTURA DO VEÍCULO ✅ PANE SECA ✅ P...