Pular para o conteúdo principal



Você sabia que muitos insetos têm mais proteínas do que carne de gado?
Imagine comer uma porção de larvas. Nojento? Insetos como esse, considerados repugnantes no Ocidente, fazem parte da alimentação diária em muitos países. Ricos em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras, os insetos ganharam uma distinção especial da Organizações das Nações Unidas (ONU), que lançou um programa que incentiva a sua criação para o combate à fome.
Cigarras fritas são vendidos em mercado na China. A ONU defende o aumento do uso de insetos na dieta da população mundial Muitos insetos têm muito mais proteína do que carne vermelha. Destaque para o ditiscídeo Rhantus sp, escaravelho que possui, em 100 gramas de base seca, 71,10 gramas de proteína, 12,26 gramas de fibra bruta, 6,37 gramas de gorduras, 4,60 gramas de sais minerais e 5,64 gramas de glicídios. Em comparação, 100 gramas de alcatra têm 30,4 gramas de proteínas - valor inferior a pelo menos 14 espécies Entre os insetos com grande quantidade de proteína estão o gafanhoto-de-perna-vermelha (75,30 gramas de proteína a cada 100 gramas) Pupas de moscas domésticas (61,54 gramas) Formigas cortadeiras (58,30 gramas)
Para o biólogo Eraldo Medeiros Costa Neto, doutor em Ecologia e Recursos Naturais e professor de Etnobiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA, desde que selecionadas as espécies certas, os insetos podem melhorar o estado nutricional de populações carentes de proteína animal e aumentar a renda familiar. É exatamente o que defende a ONU.
No entanto, o pesquisador adverte que a sua criação racional requer a mesma atenção zootécnica que qualquer outro sistema.
Há cerca de três mil grupos étnicos em mais de 120 países que comem insetos como suplemento alimentar, substituto de alimentos escassos ou como ator principal da dieta. Entre milhões de espécies de insetos conhecidas, quase 1,7 mil são consumidas por humanos. Geralmente, a preferência recai sobre o sabor. No México, Eraldo experimentou uma lagarta que tinha gosto de toucinho, além de percevejos, gafanhotos e ovos de formiga. No Brasil, provou larvas e pupas de moscas e formigas tanajuras, as quais são servidas fritas e com farinha em cidades do Nordeste.
Na Ásia, é possível comprar pacotes de grilos em mercados. O mesmo ocorre no México com os chapulines (gafanhotos), que também são vendidos como petiscos em eventos. Já no Brasil, encontra-se em análise, no Ministério da Agricultura, um pedido de licença de venda de insetos para consumo humano. A proposta é da Nutrinsecta, empresa que cria e comercializa insetos para alimentação animal.
De acordo com seu diretor, Luiz Otávio Pôssas, há a aposta de que eles serão a alimentação do futuro. O executivo não dá mais detalhes sobre como eles seriam vendidos aos humanos - se prontos para o consumo ou necessitando de algum tipo de preparo - e diz que aguarda pela liberação com interesse, mas sem preocupação.
Se quiser ver mais informações segue no link
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/voce-sabia-que-muitos-insetos-tem-mais-proteinas-do-que-carne-de-gado,b92bc540efa50410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

          COMENTARIO DE DEFONCHA

Ainda bem que não como carne!Que nojo!.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...