Pular para o conteúdo principal



QUAL É O SEU LADO?


Quando se é atingido, luta-se contra aquilo ou fica –se de braços cruzados???
Quando se tiram vagas de alunos da creche e do ensino fundamental  e  querem substituir pelo  ensino domiciliar, luta-se ou fica-se aplaudindo por mais essas perdas?
Quando um ruralista é prejudicado, rebela-se ou permanece de cabeça baixa?
Quando a pessoa está para ser aposentar e esse direito lhe é roubado , deve-se lutar ou aceitar, com olhos cheios de lágrimas, somente os 400 reais??
Quando as universidades são perseguidas e a educação superior é desprestigiada, professores e estudantes se unem e vão à luta ou se ocultam atrás do livro?
Quando os cientistas são desvalorizados e desprestigiados, eles lutam ou se acomodam      atrás dos tubos de experiências?
Quando as crianças e adolescentes são deixados de lado, lutam-se por eles ou deixa-se que destruam sua infância e suas esperanças?
Quando os pobres são tratados como lixo, lutam ou ficam nas ruas apenas pedindo comida pelo amor de Deus?
Quando os negros são discriminados e tratados com preconceito, devem se organizar e lutar ou apenas aceitam com resignação abrindo mão de seu papel  e de seus direitos na sociedade?
Quando as homossexuais são apontados, e vistos como escória ou como anormais, lutam e se impõem, ou abaixam a cabeça  voltando aos seus armários, fingindo felicidade?
Quando as mulheres são consideradas menos importantes do que os homens, são vistas como objetos, devem lutar ou  se acomodar e aceitar serem  submetidas?
Quando os índios são exterminados em sua cultura e vêm roubadas e invadidas as suas terras , eles lutam ou se deixam matar?
Quando os templos religiosos são destruídos e desrespeitados , seus membros vão à luta ou se escondem atrás dos Santos e dos Orixás?
Quando  se vende as nossas riquezas para os estrangeiros, lutamos ou deixamos que aconteça  sem que a revolução surja?
De um lado estão aqueles que usam sua voz, sua consciência , sua capacidade de organização para lutarem pelos direitos adquiridos e contra o entreguismo da nossa Nação.  No segundo grupo estão as pessoas que se acomodam, que só pensam em si mesmas e só olham para suas próprias vidas, sem se importarem com os seus semelhantes.  Posicionam-se contra a sua aposentadoria, contra os seus direitos, contra os valores cristãos, contra a honra, contra a  dignidade de todos os seres humanos, contra a sua reputação, aceitando o  retrocesso em que se vivia  há 40 anos atrás.  Tornam-se cúmplices,  se tornam-se  assassinos, porque se calam e apoiam a violência e o ódio, igualam-se aos milicianos, aos traficantes, não se amam, não se respeitam, nem amam e respeitam o outro, querem sofrer, sentem   prazer de serem masoquistas.
Eu prefiro a resistência, a luta, a solidariedade, pois me valorizo, me amo, me respeito, e valorizo, respeito e amo os meus semelhantes. Tenho direitos, tenho honra, tenho dignidade, tenho uma reputação a zelar. Tenho um filho para o qual devo ser exemplo e quero poder olhar nos olhos do meu filho com a consciência tranquila.
Essa é a minha opinião e a sua?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...