Pular para o conteúdo principal

TRABALHO INFANTIL


     Até pouco mais de duas semanas, esse assunto nem me passava pela mente. Sempre penso nos pobres, crianças famintas, e há muito, eu não ligava mais para as coisas que faço aqui, café fresquinho, mas, se sobrar, guardo na garrafa térmica, esquento minha comida, se não está quente, pelo menos morma, mais ou menos, nem ligo, pois penso nos pobres catando lixo atrás das sobras de comida. Nem ligo mais, para que? Ficar satisfeitas com as coisas, no conforto do meu lar, estou de casaco, durmo com cobertor, mas os moradores não tem um agasalho que esquente, uma manta fina para cobrir o seu corpo frio, magro, faminto e nessa estação?
     E o Bozo vem com essa: trabalho infantil. Mentiu que ele estava trabalhando e que nunca o atrapalhou nos estudos.
     Vieram muitos depoimentos, olhei espantada, vendo que quase todos tinham casa, comida na mesa, cama quente, escola, lazer. Mas, essas pessoas estão protegidas numa bolha. Não enfrentaram fome, não experimentaram frio, eu, por exemplo, nunca senti fome, nunca senti frio, tenho comida na mesa, tenho uma cama quente com um cobertor.
     Mas, leio, pesquiso, ver uma imagem uma criança trabalhando, e já vi vendendo balas no sinal.
     Como leitora, já passou pelas minhas mãos, realidades que me chocaram.
     E lendo outros depoimentos de pessoas que foram pobres, trabalhavam nas colheitas sob o sol e debaixo da chuva em cima de seus corpos frágeis e vulneráveis, li que algumas queimaram os dedos na olvaria, a palavra certa seria essa? Meninas indo nas esquinas para se prostituir para ganhar dinheiro para sustentar uma família.
     Um país que tem mais de 14 milhões de desempregados, ele como presidente deveria ter esse projeto de dar empregos para as pessoas e dar inicio ao combate da fome.
     A extrema direita está muito pior que eu pensava.
     Essas pessoas nunca experimentaram a pobreza, como vão falar de uma coisa que eles estavam brincando de trabalhar, com 9, 12 e 16 por ai vai, mas nunca pegaram uma enxada, numa pá, nem se queimaram, nem semearam, nem plantaram, com seus corpos assados pelo sol ou tremendo de frio sob a chuva.
     Talvez acordassem as 5 horas da manha, para se deitarem mais de meia noite, e disse que trabalho não atrapalha os estudos? Para essas crianças, sim.
Essa é a minha opinião e qual é a sua?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
Policial de trânsito de cartolina é furtado na Escócia Função de Bob era coibir excesso de velocidade, mas ele acabou removido de rua.     Um policial de cartolina que havia sido colocado na rua para coibir infrações de trânsito foi furtado na Escócia, segundo a polícia local.   A cartolina, que foi batizada de Bob, tinha a foto de um policial em tamanho real empunhando um radar.   O objetivo era que os motoristas, ao verem Bob, com medo de levar multa, reduzissem a velocidade, diminuindo assim o risco de acidentes.   Mas na quinta-feira (29), no começo da tarde, alguém removeu Bob de seu posto de fiscalização.   A polícia de North East Fife apelou aos moradores que passassem informações que ajudem a localizar o "membro inestimável" da equipe.   https://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2019/09/02/policial-de-transito-de-cartolina-e-furtado-na-escocia.ghtml    

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...