Pular para o conteúdo principal


O MENINO QUE FOI SUGADO PELA CANETA




Pedro tinha 9 anos. Um certo dia, a mãe estava ocupada na cozinha, fazendo almoço, o pai no trabalho e seu irmão Paulo na escola, Pedro não tinha ido à aula ,por causa da cirurgia de amigdala, mas já estava quase bom. Pedro estava de castigo, por ter feito bagunça no quarto, estava proibido de conversar com Quim,   cujo  nome ,de fato, era Joaquim. Quim  tinha uma irmã que era surda e Pedro aprendera a usar a linguagem de  LIBRAS para poder conversar e brincar com a amiga Laura.
     Pedro pediu a mãe se podia liberá-lo do castigo, prometendo que não veria televisão, ficaria apenas desenhando, não tinha lições de casa. A mãe deixou.
     Pedro foi à mesa de Paulo, pegou um papel e a caneta tinteiro.
     Começou a rabiscar, mas a caneta falhou, Pedro se lembrou que, sempre que acontecia isso, Paulo pressionava a ponta da caneta que voltava a funcionar,  e ele também fez isso, mas só que na ponta do dedo.  De repente, se viu no papel, tinha virado desenho. Que horror! E agora?  Enquanto pensava em como sair da situação, viu o gato Joe pegar a caneta tinteiro para brincar. Ficou desesperado!
     Pulou, gritou, a garganta doía, mas a sua voz não saia, andou de um lado para outro no papel, furioso com o gato. Gritou por socorro, mas qual,  nada... Ouviu um ronco. E essa agora? Era o ronco de sua própria barriga. Estava com fome.
     Nem sabia quanto tempo havia passado, até ouvir a voz de Paulo, o chamando. Pedro pulou, mexendo os braços, mas, decepção, Paulo não vira o papel, saindo do quarto, depois ouviu a voz zangada da mãe:
     ¬¬Pedro, cadê você moleque?
     Pedro pulava que nem doido, mas qual o quê, nem o Paulo e nem a mãe perceberam. Os dois o procuravam debaixo das camas, atrás da cortina, no guarda roupa, até debaixo da mesa. Nesse momento Pedro pulou, mexendo os braços, mas nem aí. Cansado, encostou na parede do papel e se mexeu sozinho. Paulo percebeu que o papel se mexera. Olhou pela janela, vendo que estava fechada, se aproximou do papel, sorriu  ao perceber que Pedro fizera a caricatura igual a ele, disse a mãe:
     __Olhe, mãe! O Pedro sabe desenhar a própria caricatura!
     Nesse momento Pedro pulou e mexendo os braços e Paulo se assustou:
     __Pedro! É você nesse papel? Como foi parar nesse papel e virou desenho?
     Pedro suspirou de alivio, tentou fazer LIBRAS, mas nem  a mãe nem Paulo sabiam a língua dos sinais. A mãe falou aflita:
     __Não entendo você falar com essas mãos, por que não fala com a boca?
     Pedro falou:
     __Ninguém me ouve.
     A mãe, perguntou:
     __Você falou alguma coisa? Não ouvi.
     Pedro fez sinal com as duas mãos, Paulo entendeu:
     __Espera?
     Pedro balançou a cabeça, andou fazendo a letra Q, U, i , M.
     __Que Quim é esse? Paulo perguntou.
     Pedro fez um gesto de enfado, voltou ao inicio, andando com as palavras J , O , A , Q, U , I, M.
     __Que Joaquim ?
     A mãe bate a mão na cabeça, é o Quim, o Joaquim, irmão de Laura, a surda!
      __Ah, é mesmo, mãe! Mas, para que chamar o Quim?
     Pedro fez cara de cansaço, a mãe meio que adivinhou:
     __É para o Quim traduzir para nós o que você quer nos dizer??
     Pedro levantou os braços batendo palmas.
     A mãe se vira para Paulo, disse:
     __Vai chamar o Quim!
     Paulo saiu do quarto e nesse momento, o pai  atraído pelas vozes, perguntou:
     __O que aconteceu Neide? Por que Paulo foi chamar Quim?
     __Por isso. __a mãe apontou para o papel.
     Fabio se aproximou, riu vendo que alguém fizera Pedro direitinho, mas seus olhos se arregalaram quando viu o desenho se mexer.
     __Engraçado, desenho que mexe!
     __Ainda não entendeu, Fabio? É o Pedro, não sei como foi parar no papel.
     Fabio ficou de boca aberta, resolveu encostar no desenho,  não sentiu nada, porém, viu Pedro se encostar no seu dedo e chorar.
     __Não chore, meu filho, papai vai te tirar dessa, vai ver, te prometo.__Pedro chorando, beijou a mão e jogou para o pai. Ele sorriu, sentindo seu coração apertado.
     Quim e Paulo entraram no quarto, Paulo apontou para o papel e Quim, calmo, perguntou:
     __E aí,   Pedro? Está mais calmo? Me conta o que houve.
     Pedro fez sinal e Quim traduziu:
     __Ele foi sugado pela caneta tinteiro, cadê ela?
     Pedro respondeu, Quim disse:
     __Está com o gato Joe.
     Fabio procurou o gato, achando a caneta debaixo das patas, limpou-a e levou-a até a mesa.
     Quim pergunta:
     __Como vamos conseguir?
     Pedro faz sinal, o rapaz traduz:
     __Para pressionar a ponta sobre Pedro, que vai voltar ao natural.
     Fabio diz:
     __Deixa comigo, prometi a Pedro que farei isso por ele.
     Fabio pressionou a ponta da caneta sobre o dedo de Pedro, num instante estava ao lado deles, e desmaiou!
     Neide, Fabio, Paulo e Quim ficaram apavorados, mas logo Pedro acordou dizendo:
     __Vocês não ouviram o meu ronco de tanta fome!
     Imediatamente Neide enche o prato de Pedro, que come com muita vontade.
     Quando acabaram de comer, Pedro sugeriu a Paulo, para que jogasse fora a caneta.
     Fabio responde:
     __Já quebrei ao meio, joguei fora, não quero que nada disso aconteça com minha família, e obrigado Quim por ter traduzido para nós, graças a Deus Pedro sabe LIBRAS, e quem sabe, a essa hora estaria pulando de fome. Acho que todos nós deveríamos aprender essa outra forma de nos comunicarmos. É muito importante!
     Todos riram!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
XENOGLOSSIA Juro que nunca “ouvi” ou li essa palavra, xenoglossia, falando sério. Mas, sou estudante espírita e tenho que entender todos os temas espíritas.        Lendo, entendi o quequerdizer.  Vamos colocar como exemplo:    Uma criança de dois anos que está aprendendo a falar português, de repente, falpalavras russas corretamente, depois volta ao nornal, sendo que nenhum membro, amigo ou vizinha não é da família russa, nem mesmo membros distantes.     Assim, é com mediunidade poliglota.     Tem pessoas que desconhecem as línguas estrangeiras, nem fizeram curso de idiomas estrangeiros, recebem espíritos(não entram nos corpos, somente ficam ao lado), que falam alemão, russo, francês, etc, ou escrevem. Mas essas pessoas que são médiuns ignoram as línguas estrangeiras e nem sabem o que significam as palavras;.     Ufa! Ter medo de ler um assunto que não sabia de nada, me fez perder tempo, aprendi mais essa.      Mas sei que vou acabaresquecendo o nome dessapalavra, apenas dire
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.      Toda  começou nas Olimpiads de 2016, no Estado do Rio de Janeiro. Começaram os problemas da falta de pagamentos, atrasos. Até que chegou ao ex govern