Pular para o conteúdo principal









10 curiosidades sobre o Monte Everest




1.Localizado entre as placas tectônicas Indiana e Eurasiática e formado há 30 milhões de anos, o Monte Everest, considerado o mais alto do mundo (8.850 metros), cresce 4 milímetros por ano.(...)

2. O Monte Everest recebe anualmente 60 mil turistas que visitam sua base e 1.300 alpinistas que arriscam a escalada. Cerca de 80% dos acidentes ocorrem no caminho de volta do cume. (...)

3. Durante muito tempo, o povo sherpa, nativo da região, teve receio de escalar a encosta da montanha porque acreditava que ela era a morada dos deuses. Com a chegada dos estrangeiros no início do século XX, porém, eles passaram a trabalhar como guias de expedição, principalmente nas realizadas no período do entre-guerras. Eles se oferecem para carregar a bagagem dos turistas. Justamente por viver em grandes altitudes, a população se adaptou ao ar rarefeito. Se um alpinista consome em média 3 litros de oxigênio engarrafado por minuto, um sherpa utiliza apenas 1 litro. Hoje, há cerca de 70 mil sherpas no Himalaia.

4. O primeiro explorador a se aventurar nas encostas do Everest foi John Noel. Em 1921, George Mallory e sua equipe começaram a explorar o lado norte da montanha. Ele tentou por três vezes vencer as dificuldades da subida. A última empreitada, porém, acabou sendo fatal. O corpo de Mallory permaneceu desaparecido até 2000, quando o alpinista Conrad Anker o encontrou a 240 metros de distância do topo.

5. A conquista do Everest se deu em 1953. O neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay atingiram o ponto mais alto do mundo em 29 de maio e, ao final de sua escalada, Hillary declarou: “Nós vencemos o bastardo”.

6. O primeiro brasileiro a alcançar o cume do Himalaia foi Waldemar Niclevicz. Sua aventura começou em 1991. Naquele ano, o alpinista recebeu um convite para subir o Everest em uma expedição organizada por franceses. O grupo não resistiu ao rigoroso outono da montanha e desistiu da escalada quando estava a 8.504 metros de altura (o cume fica a 8.848 metros de altura). Quatro anos depois, Nieclevicz resolveu tentar novamente. Desta vez, teve que iniciar a subida pelo Tibete, já que uma série de restrições governamentais o impediam de seguir pelo Nepal. O aventureiro enfrentou ventos de até 160 km/h e temperaturas de cerca de 13 graus negativos. Chegou ao local às 11h22 do dia 14 de maio de 2005. Junto com ele estava o carioca Mozart Catão. A dupla ficou no topo do Everest durante 3 horas.

7. Em 1973, Sambu Tamang, do Nepal, despontou como a pessoa mais jovem a subir o Everest. Ele tinha 16 anos na época. Dois anos depois, a primeira mulher chegou ao topo do monte. Tratava-se da japonesa Junko Tabei. E o mais velho a atingir o cume foi Lev Sarkisov, em 1999, quando tinha 60 anos de idade.

8. Em 2001, o americano Erik Weihenmayer foi o primeiro cego a chegar ao cume do Everest. Em 2006, o neozelandês Mark Inglis se tornou o primeiro amputado a conquistar o topo. Sem as duas pernas, ele contou com a ajuda de próteses.

9. O alpinista brasileiro Vitor Negrete morreu no dia 19 de maio de 2006, horas depois de se tornar o primeiro brasileiro a atingir o topo da montanha pela face norte (a mais difícil), sem auxílio do tubo de oxigênio. A causa provável da morte do alpinista foi exaustão, agravada pelo frio intenso da montanha. O corpo de Negrete foi sepultado no próprio Everest, uma vez que os ventos da rota norte não permitem o uso de helicópteros de resgate.

10. Especialistas preveem que, devido ao aquecimento global, em 2060, as geleiras do Himalaia já tenham desaparecido. Essas geleiras são responsáveis por abastecer 9 importantes rios asiáticos e, consequentemente, 1,3 bilhão de pessoas. Em 2010, o nadador e ativista ambiental Lewis Gordon Pugh, na época com 40 anos, escalou 5.300 metros do Monte Everest para nadar 1 km nas águas geladas de um lago. Pug nadou por 20 minutos usando apenas uma sunga, uma touca e um óculos. A atitude foi a forma que ele encontrou para chamar a atenção da mídia sobre o perigo das mudanças climáticas. Ele foi a primeira pessoa a nadar em um lago da região Khumbu do Everest. Ele também é a única pessoa do mundo que já nadou provas de longa distância em todos os oceanos do mundo, e, em 2007, foi o primeiro homem a nadar no Polo Norte.
 (


ATENÇÃO: QUANDO ESTAVA COPIANDO ESSE ASSUNTO INTERESSANTE, A INTERNET CAIU, PROCUREI ESSE LINK PARA APONTAR A FONTE, EU ESCREVI ASSIM: ESTIMA´-SE QUE O MONTE EVEREST CRESCE A QUATRO MILIMETROS A CADA ANO, COMO



 Que legal saber disso! Mas, se um dia me convidarem, eu ficaria lisonjeada com o convite, mas, irão receber um NÃO, por dois motivos: FRIO e ALTURA,




10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
XENOGLOSSIA Juro que nunca “ouvi” ou li essa palavra, xenoglossia, falando sério. Mas, sou estudante espírita e tenho que entender todos os temas espíritas.        Lendo, entendi o quequerdizer.  Vamos colocar como exemplo:    Uma criança de dois anos que está aprendendo a falar português, de repente, falpalavras russas corretamente, depois volta ao nornal, sendo que nenhum membro, amigo ou vizinha não é da família russa, nem mesmo membros distantes.     Assim, é com mediunidade poliglota.     Tem pessoas que desconhecem as línguas estrangeiras, nem fizeram curso de idiomas estrangeiros, recebem espíritos(não entram nos corpos, somente ficam ao lado), que falam alemão, russo, francês, etc, ou escrevem. Mas essas pessoas que são médiuns ignoram as línguas estrangeiras e nem sabem o que significam as palavras;.     Ufa! Ter medo de ler um assunto que não sabia de nada, me fez perder tempo, aprendi mais essa.      Mas sei que vou acabaresquecendo o nome dessapalavra, apenas dire
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.      Toda  começou nas Olimpiads de 2016, no Estado do Rio de Janeiro. Começaram os problemas da falta de pagamentos, atrasos. Até que chegou ao ex govern