Pular para o conteúdo principal

Quem Inventou o Liquidificador?

 

O liquidificador é um dos eletrodomésticos mais úteis em qualquer residência. Sua invenção veio facilitar a vida de cozinheiros, simplificando o ato de cortar alimentos em comparativo com as facas e fazer sua mistura para toda e qualquer receita.

A invenção do liquidificador aconteceu no início do século XX, nos Estados Unidos, através de um modelo que era, ao mesmo tempo, um liquidificador com uma batedeira, contendo o motor elétrico movido por uma correia de transmissão, sendo aplicado principalmente para a mistura de substâncias químicas e dos populares Milk shakes.

O primeiro modelo do equipamento para uso doméstico somente apareceu em 1910, ainda com um motor acoplado a ele. Essa inconveniência só foi sanada em 1931, quando surgiu o primeiro aparelho de vidro, muito menor, com motor próprio, que começou a ser fabricado em Chicago.

Essa evolução para um aparelho doméstico havia começado em 1922, quando um engenheiro, Stephen Poplawski, completou o projeto que ainda possui a configuração, com um copo para liquidificador com lâminas móveis fixadas no fundo, movidas por um motor elétrico sob ele, onde o copo era encaixado.

O invento propiciou a criação da Stevens Electric, o primeiro fabricante de liquidificador nos Estados Unidos, que passou a abastecer as Soda Fountain, um tipo de lanchonete comum na década de 1920, que servia bebidas gaseificadas e vitaminas. Essas lanchonetes foram as precursoras das redes de fast foods.

O liquidificador foi um dos precursores dos eletrodomésticos tão necessários hoje em dia, tendo sido, inclusive, inspiração para a invenção do espremedor de frutas, da batedeira portátil e dos populares processadores de alimentos.

 

https://blog.valejet.com/quem-inventou-o-liquidificador/

 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...