Pular para o conteúdo principal

Gratidão

 


GRATIDÃO

 

Olá, meus amigos,

como alguns sabem, eu sou surda - cega. Na verdade, nasci surda, e cega de uma vista. Uso aparelho e, com ele, ouço sons fortes, barulhos, vozes e até palavras curtas. Sou surda oralizada. Durante muitos anos eu fazia a leitura labial. Olhe bem essa palavra ‘’fazia’’, pois quase não enxergo mais nada, atualmente.

Adorava trabalhar. Me fazia ser uma mulher capaz, me sentia útil, e com muitos amigos, mas tive uma uveíte que quase destruiu a minha córnea. Mas, ainda assim, dava para ler e escrever nas redes sociais, no Facebook, no Twitter, no zap, no Instagram. E isso era uma porta para o mundo. Eu tinha um blog, com publicação semanal, “blog mundo defoncha”. Escrevia poesias, contos e romances (ainda escrevo), e fazia minhas próprias capas dos meus livros.

Até que chegou o ano de 2022. Em julho tive algumas lesões na córnea. Muita dor, vista opaca. Acabou o que era doce. Minha pequena visão sumiu totalmente.

Estou indo à aula no IBC (Instituto Benjamin Constant). Uma escola para cegos. Conheci a máquina de braile e me dei bem com ela. A professora viu o preço da máquina e se assustou, pois o custo passou de dois mil para seis mil reais. Ah, cara demais... Sou aposentada por invalidez. Ganho pouco, mas ela disse que ia pedir uma doação.

E recebi essa doação maravilhosa! Foi entregue pelas profissionais da Perkins School for the Blind, Glória Rodriguez, Maisa Ferreira Owens e Shirley Rodrigues Maia.

Agradeço ao IBC, às professoras Márcia Noronha, Flávia Miranda, ao professor Thiago Sardenberg, à intérprete Indira Cardoso e às profissionais da Perkins...

Vou trabalhar muito e vou ficar craque em braile. Sabe por quê?

Voltar a conversar com as pessoas do facebook, do twitter, do zap. Adoro escrever livros com as letras certas...

Tenho saudades imensas...

A vida é dura para mim. Tento adoçar as vidas de outras pessoas com piadas, pegadinhas, brincadeiras e isso me faz sentir bem.

Agradeço muito!

Gratidão a todos que torcem por mim!

Obrigada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
Policial de trânsito de cartolina é furtado na Escócia Função de Bob era coibir excesso de velocidade, mas ele acabou removido de rua.     Um policial de cartolina que havia sido colocado na rua para coibir infrações de trânsito foi furtado na Escócia, segundo a polícia local.   A cartolina, que foi batizada de Bob, tinha a foto de um policial em tamanho real empunhando um radar.   O objetivo era que os motoristas, ao verem Bob, com medo de levar multa, reduzissem a velocidade, diminuindo assim o risco de acidentes.   Mas na quinta-feira (29), no começo da tarde, alguém removeu Bob de seu posto de fiscalização.   A polícia de North East Fife apelou aos moradores que passassem informações que ajudem a localizar o "membro inestimável" da equipe.   https://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2019/09/02/policial-de-transito-de-cartolina-e-furtado-na-escocia.ghtml    

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...