Pular para o conteúdo principal


JORNAL DE DEFONCHA

Leonel de Moura Brizola



Leonel de Moura Brizola Nascimento, ,nasceu no dia 22 de janeiro de 1922, em Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil
Viveu seus primeiros anos no interior do estado, mudando-se para Porto Alegre em 1936.
Nesse lugar, continuou seus estudos e trabalhou como engraxate, graxeiro, ascensorista e servidor público.
 Entrou no curso de engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1945, se formando em 1949.
Enquanto ainda estudava na UFRGS, entrou na política, ficando responsável por organizar a ala jovem do Partido Trabalhista Brasileiro.
Em um evento político, conheceu Neusa Goulart, irmã do também político João Goulart, com a qual casou-se em 1950 e teve três filhos.
Em 1947, Brizola foi eleito deputado estadual pelo PTB.
Tornou-se um político conhecido no estado e foi eleito deputado federal, com uma votação recorde, prefeito de Porto Alegre e, em 1958, governador do Rio Grande do Sul.
Como governador, tornou-se preocupado  com suas políticas sociais, além de por promover a Campanha da Legalidade, em defesa da democracia e da posse de Goulart como presidente.
Em 1962, mudou para Guanabara e seu domínio  eleitoral, cujos eleitores elegeram-o deputado federal.
Durante o governo de Goulart, mantiveram uma relação cheia de brigas, mas uniram-se novamente antes do golpe militar de 1964. Depois que suas propostas de resistência não foram bem-sucedidas, Brizola exilou-se no Uruguai.
Brizola voltou para o Brasil em 1979, depois de um exílio de quinze anos no Uruguai, nos Estados Unidos e em Portugal.
 Criou e presidiu o Partido Democrático Trabalhista, um partido social-democrata e populista.
Em 1982, foi eleito governador do Rio de Janeiro, iniciando um programa de construção dos Centros Integrados de Educação Pública. Na eleição presidencial de 1989, não foi, por pouco, para o segundo turno.
Um ano depois, voltou a governar o Rio de Janeiro, tendo sido eleito no primeiro turno.
A partir daí, não teve  sucesso em nenhuma das quatro eleições que disputou, de vice-presidente de Luis Inácio Lula da Silva em 1998 a senador pelo Rio de Janeiro em 2002. 
Faleceu, em 2004, vítima de um infarto agudo do miocárdio.




 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...