Pular para o conteúdo principal

Flores na  janela

    Raquel, uma senhora miudinha, cabelos grisalhos, viúva, tinha dois filhos já  casados que lhe deram netos.
    Era uma mulher realizada, com a aposentadoria bem estabelecida, resolveu procurar um imóvel que fosse dela, para deixar de pagar aluguel. Usaria o dinheiro de seguro do marido, que  havia  morrido há dois anos, o FGTS que recebera ao se aposentar. Pra realizar a compra  pediria ajuda  da nora, que era corretora de imóveis.
    Um dos filhos, Bruno,  ficou  preocupado em ver  que  a  mãe teimando em viver sozinha,  já a convidara muitas vezes para morar com ele, a  esposa  e  os três   filhos. Raquel com um toque de delicadeza, sempre recusava.
    Ela sabia que o convívio diário tem seus poréns e não queria  arrumar atritos.
    Raquel foi com a nora visitar vários imóveis, já  estava cansada de tanto procurar pelo  preço acessível, não  queria fazer empréstimo residencial. Até que se encantou  com um bom apartamento   composto de quarto, sala, cozinha e banheiro de bom tamanho, e a  janela, que era bem   grande. Entrou em acordo com   o proprietário, que  aceitou a proposta da compradora, ficando assim, quitado com o dono e a ninguém mais ficaria devendo. 
    Deu graças a Deus por ter poupado o dinheiro no banco, e  pôde  comprar o que faltava para mobiliar a casa.
    Depois da mudança, Raquel olhou pela janela do apartamento que era  térreo, e onde mandara instalar as grades, ficou  pensativa como  enfeitaria a janela? Viu que daria um bom jardim, era só mandar  fazer  a base e improvisar um canteiro.
    Foi até a administradora para conversar com a síndica, perguntar  se podia fazer um pequeno jardim. A responsável, ficou surpresa com a pergunta , respondendo que  sim, e ainda  ofereceu os  trabalhadores que entendiam de construção. Raquel gostou  imensamente  dessa síndica pela sua boa vontade.
    Assim que o canteiro estava pronto, Raquel deu uma  gratificação aos funcionários ,que eram simpáticos e agradeceu – lhes pelo belo serviço.
    Nos dias seguintes, a senhora foi à rua, fazer as compras para poder iniciar os trabalhos de  jardinagem: terra, sementes de flores variadas, coloridas, pazinha, luva, podador, regador e até adubo.
A tarefa diária de cuidar de seu futuro jardim enchia as horas de Raquel , não deixando que ela sentisse nenhuma solidão por morar sozinha.
    Uma semana depois  das sementes plantadas,durante a qual Raquel regava seu jardim todo santo dia,ela começou a perceber que seu plantio estava crescendo e que sua janela estava ficando enfeitada pelo verde das folhas e dos pequenos galhos onde já surgiam pequeninos botões.
    Uma  certa manhã ensolarada, assim que Raquel entrou na sala, sentiu que a mesma estava perfumada, olhou para a janela ,viu as  flores  se abrindo com os seus botões delicados,de onde desabrocharam flores lindas.
 Finalmente o tão sonhado jardim! A simples visão daquele colorido em sua janela a deixava muito contente . Do lado de dentro da sala, via  que as pessoas   olhavam com admiração para o jardim colorido e perfumado.
    Depois de algum tempo, as janelas de todos os blocos estavam enfeitadas  com flores variadas ,o condomínio ficou mais   colorido e pessoas respiravam seus perfumes maravilhosos e os moradores, ao se encontrarem , trocavam mudas de plantinhas e ideias de como poderiam torná-las cada vez mais lindas.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...