Pular para o conteúdo principal

LEONARDO BOFF



Genézio Darci Boff, mais conhecido como Leonardo Boff, nasceu no dia 14 de dezembro de 1938 (80 anos), em Concórdia, Santa Catarina 
Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff é um teólogo, escritor e professor universitário brasileiro e simpatizante do socialismo, expoente da teologia da libertação no país e conhecido internacionalmente por sua defesa dos direitos dos pobres e excluídos.
Foi membro da Ordem dos Frades Menores (franciscanos) e atualmente é professor emérito de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
 Seu trabalho atual está relacionado principalmente às questões ambientais.
Biografia
Leonardo Boff ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1959 e foi ordenado sacerdote em 1964. Em 1970, doutorou-se em Filosofia e Teologia na Universidade de Munique, Alemanha. Ao retornar ao Brasil, ajudou a consolidar a Teologia da Libertação no país. Lecionou Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ) durante 22 anos. Foi editor das revistas Concilium (1970-1995) (Revista Internacional de Teologia), Revista de Cultura Vozes (1984-1992) e Revista Eclesiástica Brasileira (1970-1984).
Seus conceitos teológicos sobre a doutrina Católica com respeito à hierarquia da Igreja, expressos no livro Igreja, Carisma e Poder, renderam-lhe um processo junto à Congregação para a Doutrina da Fé, então dirigida por Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI.
 O documento final desse processo foi assinado pelo próprio Cardeal Ratzinger e conclui que "as opções aqui analisadas de Frei Leonardo Boff são de tal natureza que põem em perigo a sã doutrina da fé, que esta mesma Congregação tem o dever de promover e tutelar" .
 Em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso", perdendo sua cátedra e suas funções editoriais na Igreja Católica. Em 1986, recuperou algumas funções, mas sempre sob observação de seus superiores.
 Em 1992, ante novo risco de punição, desligou-se da Ordem Franciscana e pediu dispensa do sacerdócio. Sem que esta dispensa lhe fosse concedida, uniu-se, então, à educadora popular e militante dos direitos humanos Márcia Monteiro da Silva Miranda, divorciada e mãe de seis filhos, com quem mantinha uma relação amorosa em segredo desde 1981.
Boff afirma que nunca deixou a Igreja: "Continuei e continuo dentro da Igreja e fazendo teologia como antes", mas deixou de exercer a função de padre dentro da Igreja,.
Em 1993 foi aprovado em concurso público como professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é atualmente professor emérito.
Foi professor de Teologia e Espiritualidade em vários institutos do Brasil e exterior. Como professor visitante, lecionou nas seguintes instituições: de Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade Harvard (Estados Unidos), Universidade de Basel (Suíça) e Universidade de Heidelberg (Alemanha). É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim, na Itália, em Teologia pela universidade de Lund na Suécia e nas Faculdades EST – Escola Superior de Teologia em São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Boff fala fluentemente alemão.
Vive em Petrópolis (RJ) com sua companheira, a educadora popular Márcia Miranda.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...
Policial de trânsito de cartolina é furtado na Escócia Função de Bob era coibir excesso de velocidade, mas ele acabou removido de rua.     Um policial de cartolina que havia sido colocado na rua para coibir infrações de trânsito foi furtado na Escócia, segundo a polícia local.   A cartolina, que foi batizada de Bob, tinha a foto de um policial em tamanho real empunhando um radar.   O objetivo era que os motoristas, ao verem Bob, com medo de levar multa, reduzissem a velocidade, diminuindo assim o risco de acidentes.   Mas na quinta-feira (29), no começo da tarde, alguém removeu Bob de seu posto de fiscalização.   A polícia de North East Fife apelou aos moradores que passassem informações que ajudem a localizar o "membro inestimável" da equipe.   https://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2019/09/02/policial-de-transito-de-cartolina-e-furtado-na-escocia.ghtml    
  SERVIÇOS DE CONFIANÇA Eu estou fazendo propagandas desses serviços de confiança, pois já experimentei esses serviços, que entregam dentro do prazo, horários pontuais. Experimentem!!! Todos são do estado do Rio de Janeiro. Se quiserem adicionar aqui seus serviços de confiança, me contatem! E muito mais!!! Ligue para esse número!!! Você está prestes a fazer parte da maior e melhor proteção automotiva, Auto Fênix 🇧🇷 🦅 Atuamos em todo território nacional. Para seu maior conforto, já temos mais 500 consultores especializados em levar até você um serviço confiável, seguro com ótimo custo - Beneficio Com a Auto Fênix 🇧🇷 Seu veículo fica PROTEGIDO!!! 🔒🚘🏍🔒 ✳ COBERTURA ✳ 🚗🏍 ROUBO 🚕🏍 FURTO 🚖🏍 PERDA TOTAL 🚘🏍 COLISÃO 🔒 PROTEÇÃO PARA O TERCEIRO* 🚘 Carro Reserva 🔥 INCÊNDIO 🆘 ASSISTÊNCIA 24HS 🆘 ✅ REBOQUES ✅ CHAVEIRO PARA ABERTURA DO VEÍCULO ✅ PANE SECA ✅ P...