Democratização do acesso à cultura
A Cultura engloba toda forma de Arte, sejam dança, música, folclore, museus, cinemas, teatro, religiosidade, mitologia, artesanato.
O folclore brasileiro precisa ser valorizado porque é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, tais como: mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias religiosos e sociais, brincadeiras, provérbios, adivinhações, as receitas de comidas, os estilos de vestuário e adornos, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, danças, cantorias, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas, festas, encenações, a gestualidade associada à intercomunicação oral, artesanato, medicina popular, os motivos dos bordados, música instrumental, canções de ninar e roda, e até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais.
A gente pensa que folclore se refere só às manifestações das cidades do interior. Não, o folclore também inclui a cultura das grandes cidades ,suas expressões próprias da vida nos centros , as lendas urbanas, os reclames dos vendedores de rua, os símbolos, os modelos de arquitetura e urbanismo. (*).
Estamos constatando que a cultura, nesse momento , em nosso país, vem sendo desvalorizada, pois é preciso decisão política do governo, investindo mais em projetos culturais, incentivando a arte em todas as suas formas, teatro, cinema, literatura, dança, museus, bibliotecas. No entanto, esse governo só tem cerceado os vários setores da cultua, com censura, ofensas aos artistas, cortes na lei Ro uanet, com perseguição e ódio aos artistas e com cortes significativos às universidades.
É preciso reavivar a cultura e só a classe artística e o povo podem conseguir isso, organizando-se, cobrando dos políticos um olhar mais atento ao que está sendo feito com a arte. Um povo sem arte é pobre de ideias e vazio de sentimentos.
Essa é a minha opinião e a sua?
Comentários
Postar um comentário