Pular para o conteúdo principal

Democratização do acesso à cultura



 A Cultura engloba toda forma de Arte, sejam  dança, música, folclore, museus, cinemas, teatro, religiosidade, mitologia, artesanato.
      O folclore brasileiro precisa ser valorizado porque é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, tais como: mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias religiosos e sociais, brincadeiras, provérbios, adivinhações, as receitas de comidas, os estilos de vestuário e adornos, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, danças, cantorias, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas, festas, encenações, a gestualidade associada à intercomunicação oral, artesanato, medicina popular, os motivos dos bordados, música instrumental, canções de ninar e roda, e até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais.
     A gente pensa que folclore se refere só às manifestações das cidades do interior. Não, o folclore também inclui a cultura das grandes  cidades ,suas expressões próprias da vida nos centros , as lendas urbanas, os reclames dos vendedores de rua, os símbolos, os modelos de arquitetura e urbanismo. (*).
     Estamos constatando que a cultura, nesse momento ,  em nosso país, vem sendo desvalorizada, pois  é preciso decisão política do governo, investindo mais em projetos culturais, incentivando a arte em todas as suas formas, teatro, cinema, literatura,   dança, museus, bibliotecas. No entanto, esse governo só tem cerceado os vários setores da cultua, com censura, ofensas aos artistas, cortes na lei Ro  uanet, com perseguição e ódio aos artistas e com cortes significativos às universidades.
     É preciso reavivar a cultura e só a classe artística e o povo podem conseguir isso, organizando-se, cobrando dos políticos um olhar mais atento ao que está sendo feito com a arte. Um  povo sem arte é pobre de ideias e vazio de sentimentos.
     Essa é a minha opinião e a sua?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...