Helen
Keller
Helen Adams
Keller,nasceu no dia 27 de junho de
1880,em Tuscumbia, Alabama,nos Estados Unidos e faleceu no dia 1 de junho de
1968 (87 anos),em Westport, Connecticut,nos Estados Unidos
Ela foi escritora,
conferencista e ativista social
A história sobre como
sua professora, Anne Sullivan, conseguiu romper o isolamento imposto pela quase
total falta de comunicação, permitindo à menina florescer enquanto aprendia a
se comunicar, tornou-se amplamente conhecida através do roteiro da peça The
Miracle Worker, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan (1962), dirigido
por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller).
Seu aniversário em 27
de junho é comemorado como o Helen Keller Day no estado da Pensilvânia, e foi
autorizado em nível federal por meio da proclamação presidencial de Jimmy
Carter em 1980, no centenário de seu nascimento.
Tornou-se uma célebre
e prolífica escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo
extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas com deficiência.
Já nessa época ela
conseguia comunicar-se com a filha da cozinheira da família, através de sinais.
Aos 7 anos, Keller já tinha mais de 60 sinais com os quais se comunicava com
sua família.
(...)
...foram encaminhados
a Alexander Graham Bell, que estava trabalhando com uma criança surda à época.
Bell, por sua vez, os aconselhou a contratar a Perkins Institute for the Blind,
escola onde Laura Bridgman havia sido educada, localizada em South Boston.
Michael Anagnos, diretor da escola, solicitou à ex-aluna, Anne Sullivan, ela
própria uma pessoa com deficiência visual, para tornar-se instrutora de Helen.
Este foi o início de uma relação de 49 anos durante a qual Sullivan tornou-se
professora e acompanhante de Keller.
Anne Sullivan chegou à
casa de Keller em 3 março de 1887, quando tinha 20 anos, e imediatamente
começou a ensiná-la a se comunicar soletrando palavras em sua mão, a começar
com a palavra 'boneca', utilizando ao mesmo tempo uma boneca que as crianças da
Perkins School haviam feito para presentear Helen. Anne acreditava que poderia
ensinar à Helen a conexão entre objetos e palavras. Helen aprendeu rapidamente
as letras e na ordem correta, mas não sabia que elas formavam palavras. A
princípio, Keller ficava frustrada porque ela não entendia que cada objeto
possuía uma palavra única para identificá-la. Na realidade, quando Sullivan
tentava ensinar para ela a palavra ‘caneca’, Keller ficou tão frustrada que
chegou a quebrar a caneca. Seu grande salto evolutivo em comunicação começou no
mês seguinte (em 5 de abril de 1887), quando compreendeu que os movimentos que
sua professora fazia na palma de sua mão, enquanto deixava a água escorrer
sobre sua outra mão, simbolizavam a ideia de ‘água’.
Naquele mesmo dia,
Helen aprendeu 30 palavras e, a partir de então, ela praticamente levou
Sullivan à exaustão perguntando os nomes de outros objetos familiares de seu
mundo.
Helen passou a
entender o alfabeto tanto o manual, quanto impresso em relevo, o que facilitou
a leitura e escrita para ela.
(...)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Helen_Keller
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