Pular para o conteúdo principal


Curiosidade Conviva: Os Busólogos

Movimento Conviva








A intenção do Movimento Conviva é trazer a reflexão sobre a necessidade da convivência em harmonia entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Mas também trazemos curiosidades, dicas e informações úteis sobre modais de transporte, já que eles também estão inseridos nesse contexto. E falando em curiosidade, você já ouviu falar em busologia? Sabe o que é um busólogo?

Segundo a Wikipédia, busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobbie, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistema de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias. A busologia desenvolve-se a partir das atividades de colecionismo, desenhos, pinturas e fotografias, além de encontros, exposições e debates ligados ao ônibus.

Por sua vez os busólogos são pessoas apaixonadas por ônibus, que se dedicam a esta atividade. Achou estranho? Curioso? Coisa para um grupo de 10 pessoas? Errou. No mundo, estima-se que existam mais de 45 mil busólogos e cerca de 11 mil somente no Brasil.

 

Como diz o velho ditado popular “gosto não se discute”, nem na escolha e apreciação do seu modal de transporte. Se para muitos os ônibus são famigerados, para esta comunidade, eles são fruto de admiração, pesquisa e paixão. Ou seja, gosto não se discute, se respeita. Assim como  devemos respeitar os diferentes modais de transporte. Respeito é a base para a convivência em harmonia no espaço público.

Em uma matéria publicada pelo site Canal do Ônibus, descobrimos algumas atividades que podem parecer estranhas se você não for um busólogo. “Vão (os busólogos) a rodoviárias e garagens de empresas do transporte coletivo e não se incomodam de gastar horas dentro de carros lotados para, de olhos fechados, tentar adivinhar o modelo do ônibus apenas pelo barulho do motor”, diz um trecho do texto.

Está achando uma atividade excêntrica e sem utilidade? Não é o que pensam os busólogos especialistas, que diferente dos demais busólogos, aproveitam sua paixão e conhecimento para prestar consultoria para empresas de ônibus e ajudar a desenvolver modelos que atendam às necessidades dos usuários deste modal. Este “feeling” do que é útil aos usuários os busólogos ganham em suas inúmeras viagens de ônibus, muitas animadas por conversas com cobradores, passageiros, supervisores. É uma forma diferenciada de atuar em prol da convivência e ter um “hobbie” que satisfaz desejos pessoais, mas contribui positivamente para a sociedade.

 http://movimentoconviva.com.br/curiosidade-conviva-os-busologos/

 

 

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...