Pular para o conteúdo principal


...divertidos que  passei nesse  lugar!

E foi lá que aprendi a andar de bicicleta, sem as   rodinhas . Lembro de Carlos, com medo de cair da  bicicleta ,  papai ralhando  com ele e   apontando para mim que era mais  nova  que ele e já aprendera rápido a me equilibrar sobre a bicicleta. 

Passeava sempre de bicicleta por  perto, e  uma  vez, fui ver  garotos  fantasiados  de  bate bolas e um deles  bateu a  bola  com toda  força nas  minhas  costas, chorei, contei ao papai e furioso, foi  tomar satisfação com o rapaz.

E num desses dias, como todos estavam fora da cozinha, eu procurando um copo para beber água ,vi o copo que  estava em  cima  do armário da cozinha,  então subi, mas no instante em que pisei no móvel,  este caiu sobre mim, caindo tudo para todos os  lados: panelas, pratos, talheres . A quina do armário tinha  ferido o  canto do meu olho esquerdo, o mesmo olho que enxergo mal. Saiu sangue, e as pessoas vieram correndo até a  porta da cozinha , com o susto, sentindo dor, comecei a  chorar , mamãe me  pegou no colo, vi que ela ficou apavorada , nem sabia  porque. Fui eu quem me  machuquei e  não ela. Não tinha  noção das coisas  naquela idade, na verdade nem me lembro quantos anos eu  tinha , só  me liguei anos  depois , olhei a cicatriz e lembrei da  cara apavorada de mamãe . E     se  a quina tivesse atingido a minha vista? Poderia ter  ficado cega naquela idade . Acho que tinha  entre 6 e 7 anos.

Nem sei porque tenho medo de  altura. Quando pequena, eu e meus irmãos escalávamos um enorme guarda –roupa e  pulávamos para nossas camas , eu sentia  um frio na  barriga, quando saltava do alto.

E também deixava os meus pais  com medo, quando subia pela porta de  um dos cômodos  do antigo apartamento, ia até o alto e largava  as  pernas que seguravam nas partes da porta e saltava, rindo muito. E agora  ter medo de  altura? Coisas de louco!!! (...)

(meu livro de romances publicado EU, GUERREIRA!)



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras básicas do Anagramania Utilizando todas as letras de cada palavra, forme o anagrama correspondente; As letras foram bagunçadas Isso é para confundir seu cérebro e deixar o jogo mais desafiador. Descubra qual é a palavra que está escondida em cada uma das palavras bagunçadas. OEDC ➜ C _ _ _ APRE ➜ P _ _ _ ACON ➜ _ A _ _ ÇMAO ➜ M _ _ _ PARI ➜ R 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (foto)      Comecei na semana passada, o tema OPINIÕES, a cerca do Brasil e do mundo,      Mas, quando eu escrevo, eu leio, pesquiso,faço um pequeno resumo com a minha opinião.      Na semana passada, foi a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, alguns apoiam e outros a favor.      E hoje, vou  falar da Cidade Maravilhosa, é linda, mas violenta e caos.      Desde que entrei na vida de eleitora, que antes de surgir o close caption ou interprete de LIBRAS, eu conversava com mamãe a respeito de presidentes, governadores, prefeitos, decidindo votar em que eu mais confiava.      Desde que me encontro parada, me tornei uma leitora assídua, ficando indignada com a situação dos governadores quando exerceram no mandato.      Tudo o que sei, o que li, o que conversei com pessoas próximas a mim.  ...

Desabafo

  Para aqueles que não me conhecem, minha condição atual é de surdocega, oralizada, aluna do Instituto Benjamin Constant (IBC). Estou aqui para falar de muitas coisas. Para explicar a primeira delas vou repetir a famosa frase da escritora Conceição Evaristo, “os negros são invisíveis na sociedade”. E embora eu não seja negra, também sou invisível na sociedade, pela minha condição de surdacega. Todos nós somos invisíveis na sociedade. Aqui no Brasil, não existem escolas exclusivas para surdocegos, somente no IBC. Na verdade, o IBC é uma instituição para cegos, assim como o INES destina-se à educação de surdos. Existem escolas para acolher pessoas com deficiências físicas e mentais, mas cadê uma escola para surdocegos? Uma vez, tive uma conversa com uma docente do IBC. Perguntei: “tem crianças e adolescentes surdocegos estudando aqui?” Ela me respondeu: “quando pequenos são estimulados, mas depois que crescem, são encaminhados para o INES. Entretanto, o INES tenta encaminhar ...